Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...
candidaturas
1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (M/F)
de Instituto de Sistemas e Robótica Porto em Porto (Publicado em 24-04-2021)
1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description
1 BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (M/F)
Referência: ISR-BASE-BM SYSTEC
Área científica genérica: Engineering
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Financiamento Base – UIDB/00147/2020 da Unidade de Investigação – Centro de Sistemas e Tecnologias – SYSTEC – financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Texto do anúncio
ÁREA CIENTÍFICA:
Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:
Ser estudante inscrito no Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.
e
Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia de Sistemas Mecatrónicos ou em áreas afins. (Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.)
PLANO DE TRABALHOS
O bolseiro será integrado na equipa de investigação do Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (SYSTEC), no âmbito das actividades em curso, que têm como objectivos principais:
- Efetuar trabalho de investigação fundamental e de desenvolvimento em sistemas, controlo, optimização, estimação, robótica, e a articulação destas disciplinas em arquitecturas de sistemas ciber-físicos para redes de sistemas e de veículos, gestão de energia, com enfâse na integração de renováveis e mobilidade na rede, e sistemas de produção, com base essencialmente nas seguintes grandes áreas científicas nucleares de electrotecnia, matemática aplicada, e ciências de computação (incluindo ?data science?). Os desenvolvimentos visam, não só criar impacto nestas áreas, como também responder aos desafios da sociedade, nomeadamente, nos contextos académico, natureza e ambiente, indústria, serviços e empreendedorismo.
- Contribuir para a valorização e transferência de conhecimento e produtos para a sociedade.
Para garantir uma eficiente materialização dos objectivos da UI&D SYSTEC, esta está organizada por forma a assegurar a operacionalidade do diálogo com os diversos actores, tendo em consideração a evolução dos desafios da sociedade segundo quatro Vectores de Intervenção:
- CONTROL: Sistemas, controlo, optimização, estimação e ?data science?. Sendo a actividade focada em investigação fundamental nas áreas da teoria do controlo óptimo, controlo baseado em optimização, estratégias de controlo direcionadas por aplicações, modelação e estimação, sistemas de larga-dimensão, distribuídos e sistemas estruturados, os desafios científicos são inspirados por desafios colocados por contextos de aplicação. Um outro papel importante é o desenvolvimento de algoritmos de estimação, optimização e controlo e protótipos para aplicações com um vasto espectro, fornecendo não só métodos e e ferramentas para as outras Vectores de Intervenção, como também noutras importantes aplicações, sendo de salientar saúde e qualidade de vida, e a agricultura.
- NET: Sistemas e tecnologias de veículos robóticos e outros dispositivos em rede. Sendo fortemente interdisciplinar e requerendo uma base fundamental robusta – pois combina desenvolvimentos fundamentais de teoria de sistemas e controlo, optimização e controlo óptimo, sistemas híbridos, verificação e acessibilidade, redes de sistemas de controlo, arquiteturas computacionais para capacidades deliberativas e robótica móvel – tem o objetivo de desenvolver, promover e transferir sistemas avançados de engenharia e tecnologias com foco especial em cenários de operações em rede de múltiplos veículos robóticos (tele-operados e autónomos) aéreos submarinos e de superfície.
- ENERGY: Sistemas inteligentes e tecnologias de energia e mobilidade. Endereça os desafios que emergem dos conceitos e tecnologias relacionadas com os novos sistemas de geração renovável, novos sistemas de tração elétrica, sistemas inteligentes distribuídos de energia, incorporando tecnologias electrónica de potência em todos os sistemas de energia, a fim de beneficiar as fontes de energia primárias renováveis e otimizar a utilização da energia pela sociedade.
- MANUFACTURING: Sistemas ciber-físicos para manufatura. Está centrada no projeto, implementação e validação de componentes inteligentes para sistemas avançados de manufatura que introduzem inteligência nos processos industriais e contribuem para o surgimento das fábricas do futuro, implementando novas abordagens relacionadas aos sistemas de produção ciber-físicos.
LEGISLAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL:
O concurso rege-se pelo presente Aviso de Abertura, pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, aprovado pelo Regulamento nº 950/2019, publicado na II Série do DR de 16 de dezembro de 2019, pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na redação em vigor, e pela demais legislação nacional e comunitária aplicável.
LOCAL DE TRABALHO
O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica, sob a orientação científica de um Membro Integrado da Unidade de I&D SYSTEC (https://systec.fe.up.pt), coordenada pelo Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira.
DURAÇÃO DA BOLSA E REGIME DE ATIVIDADE
A bolsa terá a duração de 12 (doze) meses, com início previsto em Maio de 2021, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas nunca ultrapassando a duração máxima do projeto.
COMPONENTES DA BOLSA
Aos bolseiros é atribuído um subsídio mensal de manutenção, no valor de 1.104,64 ? (mil, cento e quatro euros e sessenta e quatro cêntimos), nos termos da tabela constante do Anexo I do RBI da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A bolsa pode ainda incluir outras componentes, nos termos que constam do artigo 18º do RBI da FCT e pelos valores previstos no seu Anexo II.
Todos os bolseiros beneficiam de um seguro de acidentes pessoais relativamente às atividades de investigação, suportado pelo ISR.
Todos os bolseiros que não se encontrem abrangidos por qualquer regime de proteção social podem assegurar o exercício do direito à segurança social mediante adesão ao regime do seguro social voluntário, nos termos do Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social, assegurando o ISR os encargos resultantes das contribuições nos termos e com os limites previstos no artigo 10º do EBI.
PAGAMENTOS DAS COMPONENTES DA BOLSA
Os pagamentos devidos ao bolseiro são efetuados através de transferência bancária para a conta por este identificada. O pagamento do subsídio mensal de manutenção é efetuado no dia 23 de cada mês, ou no caso deste coincidir com final de semana ou feriado, no dia útil anterior.
MÉTODOS DE SELEÇÃO
A seleção do bolseiro basear-se-á numa avaliação curricular que incidirá sobre o mérito do candidato e será realizada entrevista aos candidatos cuja classificação na avaliação curricular seja igual ou superior a 4 pontos para a referida componente do processo de avaliação. Os critérios de avaliação da componente curricular são:
Classificação avaliação curricular (AC) = 40% * AC1 + 25% * AC2 + 25% * AC3 + 10% * AC4
- Perfil académico do candidato: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia em Sistemas Mecatrónicos – 5 pontos; Outros Mestrados – 3 pontos;
- Participação em projetos de I&D em área relevante para o projeto de investigação (5 pontos); Participação em projetos de I&D em áreas afins para o projeto de investigação (3 pontos).
- Publicações relevantes (1 a 5 pontos).
- Carta de motivação que permitirá avaliar a proficiência em inglês e a motivação do candidato (1 a 5 pontos).
Após análise da documentação submetida, a Comissão de Seleção entrevistará os 2 melhores classificados, onde será verificado:
Classificação entrevista (CE) = 50% * E-C1 + 25% * E-C2 + 25% * E-C3
E-C1 – Conhecimentos e motivação para o exercício da função:
Excelentes conhecimentos e motivação ? 4 a 5 pontos
Bons conhecimentos e boa motivação ? 2 a 3 pontos
Ausência de conhecimentos ou de motivação ? 0 a 1 pontos
E-C2 – Atitude (avalia o comportamento do candidato em termos de capacidade de trabalho em equipa, capacidade de gestão de conflitos, capacidade de persuasão, apresentação e confiança)
Atitude excelente ? 4 a 5 pontos
Atitude adequada ? 2 a 3 pontos
Atitude desadequada ? 0 a 1 pontos
E-C3 – Capacidade de expressão e fluência verbal em português e/ou inglês (coerência e clareza discursiva, riqueza vocabular, capacidade de compreensão e interpretação das questões colocadas).
Muito boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 4 a 5 pontos
Boa capacidade de expressão, comunicação ou interpretação ? 2 a 3 pontos
Dificuldade de expressão, comunicação ou interpretação ? 0 a 1 pontos
A classificação final dos candidatos entrevistados será calculada com base nos seguintes critérios e factores de ponderação:
Classificação final (CF) = 60% * AC + 40% * CE
- Pontuação da avaliação curricular ? fator de ponderação 60%
- Pontuação da entrevista (1 a 5 pontos) ? fator de ponderação 40%
Não são elegíveis para concessão de bolsa os candidatos cuja candidatura seja avaliada com uma classificação final inferior a 4 (quatro) pontos.
COMPOSIÇÃO DO PAINEL DE AVALIAÇÃO
Composição do Painel de Avaliação:
Presidente: Professor Doutor Fernando Manuel Ferreira Lobo Pereira
Vogal Efetivo: Professor Doutor António Pedro Rodrigues Aguiar
Vogal Efetivo: Professor Doutor Gil Manuel Magalhães de Andrade Gonçalves
Vogal Suplente: Professor Doutor Fernando Arménio da Costa Castro e Fontes
FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS
REQUISITOS DE CONCESSÃO DE BOLSA
Os seguintes documentos terão de ser obrigatoriamente remetidos, aquando da eventual concessão da bolsa, para efeitos da sua contratualização:
- Cópia do(s) documento(s) ou elementos constantes no(s) documentos de identificação civil e fiscal;
- Cópia dos certificados de habilitações dos graus académicos detidos;
- Apresentação do registo de reconhecimento dos graus académicos estrangeiros e conversão das respetivas classificações finais para a escala de classificação portuguesa, caso aplicável;
A concessão da bolsa encontra-se ainda dependente:
- do cumprimento dos requisitos previstos no presente Aviso de Abertura;
- do resultado da avaliação científica;
- da inexistência de incumprimento injustificado dos deveres do bolseiro no âmbito de anterior contrato de bolsa financiada, direta ou indiretamente, pela FCT;
- da disponibilidade orçamental da UI&D SYSTEC.
A falta de entrega de algum dos documentos necessários para completar o processo de contratualização da bolsa, no prazo de 6 meses a partir da data de comunicação da decisão de concessão condicional da bolsa, implica a caducidade da referida concessão e o encerramento do processo.
PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS
O concurso encontra-se aberto no período de 26/04/2021 a 07/05/2021 (até 23h59m, hora local).
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected] e para [email protected] e [email protected] indicando a referência do projeto no assunto (ISR-BASE-BM SYSTEC), acompanhadas dos seguintes documentos:
- Certificado comprovativo das habilitações académicas;
- Curriculum Vitae detalhado;
- Carta de motivação redigida em inglês;
- Comprovativo que se encontra inscrito num Programa Doutoral;
- Outros documentos considerados relevantes pelo candidato.
De forma a garantir a leitura de todos os documentos, o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf).
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: PORTO
Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica
Data limite de candidatura: 07 May 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Instituto de Sistemas e Robótica – Porto (ISR-P)
Endereço:
Rua Dr. Roberto Frias, i219
Porto – 4200-465
Portugal
Email: [email protected]