Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...
0
candidaturas
Bolsa de Investigação
de TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro Aveiro em Aveiro (Publicado em 30-03-2021)
1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Ref.: -BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence
Referência: Projeto de I&CT (POCI-01-0145-FEDER-029679), designado por ?InFLOWence: Optimizing the influence of connected and autonomous vehicles on the environmental efficiency of road traffic flows?.
Área científica genérica: Engineering
Área científica específica: Mechanical engineering
Resumo do anúncio:
A principal contribuição do trabalho de investigação será o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão focado na operação de veículos conectados e autónomos através da otimização da sua operação em intersecções rodoviárias em meio urbano. Antevê-se que estes tipos de veículos tenham menos eventos de condução extremos, como acelerações e travagens bruscas, mas também um tempo de reação inferior a alterações de contexto de tráfego.
No final do trabalho devera ser possível avaliar as diversas potencialidades dos CAVs tendo em vista a otimização do desempenho energético-ambiental da rede e consequente impacto a nível de qualidade do ar num caso de estudo urbano. Pretende-se que o bolseiro incorpore a presença de CAVs em ferramentas de simulação microscópica através do ajuste de parâmetros de modelos de ?car-following? e aplicação de outros sistemas inteligentes de transporte. Os resultados do modelo de tráfego microscópico serão incorporados em modelos de emissões de poluentes e consumos. O aluno deverá posteriormente exportar os resultados de microssimulação dos diversos cenários para um sistema de informação geográfica. O impacto na qualidade do ar será ainda avaliado através da aplicação do modelo CFD VADIS, considerando um dia típico em termos meteorológicos.
Texto do anúncio
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Referência ?BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence?.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de I&CT (POCI-01-0145-FEDER-029679), designado por ?InFLOWence: Optimizing the influence of connected and autonomous vehicles on the environmental efficiency of road traffic flows? para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização ? COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT ? Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Mecânica;
Requisitos de admissão: Frequência de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica.
São ainda requisitos preferenciais:
a) Demonstrar conhecimento na criação e gestão de base de dados e programação;
b) Fluência em língua inglesa. Possuir experiência internacional académica designadamente através de participação em programas de intercambio ou estágio;
c) Possuir formação ou experiência curricular nas áreas Redes Inteligentes, Energia e Sustentabilidade.
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Plano de trabalhos: A principal contribuição do trabalho de investigação será o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão focado na operação de veículos conectados e autónomos através da otimização da sua operação em intersecções rodoviárias em meio urbano. Antevê-se que estes tipos de veículos tenham menos eventos de condução extremos, como acelerações e travagens bruscas, mas também um tempo de reação inferior a alterações de contexto de tráfego.
No final do trabalho devera ser possível avaliar as diversas potencialidades dos CAVs tendo em vista a otimização do desempenho energético-ambiental da rede e consequente impacto a nível de qualidade do ar num caso de estudo urbano. Pretende-se que o bolseiro incorpore a presença de CAVs em ferramentas de simulação microscópica através do ajuste de parâmetros de modelos de ?car-following? e aplicação de outros sistemas inteligentes de transporte. Os resultados do modelo de tráfego microscópico serão incorporados em modelos de emissões de poluentes e consumos. O aluno deverá posteriormente exportar os resultados de microssimulação dos diversos cenários para um sistema de informação geográfica. O impacto na qualidade do ar será ainda avaliado através da aplicação do modelo CFD VADIS, considerando um dia típico em termos meteorológicos.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (https://dre.pt/application/file/a/127230968) (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira em colaboração com investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 5 meses, com início previsto em maio de 2021.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ? 835,98 conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:
- Avaliação Curricular - média licenciatura (20%);
Carta de motivação (1 pagina) em língua inglesa identificando a sua motivação, experiência, plano de dissertação e enquadramento no tema central do projeto (20%) ? ?Maximização da eficiência energética e ambiental de Veículos Autónomos e Conectados?;
Média de 3 unidades curriculares escolhidas pelo candidato na(s) área(s) de Otimização operacional, Energia, Sustentabilidade (20%);
Adequação de Plano de dissertação de mestrado na área científica do projeto (40%).
O júri poderá, se assim o entender, requerer uma entrevista com os candidatos e apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.
Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, Equiparado a Investigador Auxiliar; Vogais: Doutora Sandra Isabel Moreira Rafael, Investigadora Doutorada (nível 1) e Doutora Eloísa Catarina Monteiro de Figueiredo Amaral e Macedo, Investigador Doutorada (nível 1), Vogais suplente: Prof. Ana Isabel Couto Neto da Silva Miranda Professora Catedrática e Prof. Doutora Margarida Coelho Professora Auxiliar com Agregação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 29 de 29 de abril de 2021 sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
Curriculum Vitae, datado e assinado;
Cópia simples do certificado de habilitações (licenciatura);
Outros documentos comprovativos considerados necessários para a avaliação da candidatura (comprovativo de notas, carta de motivação (inglês), plano de dissertação de mestrado em língua inglesa ou portuguesa).
Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ([email protected]) até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência ?BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Jorge Bandeira ([email protected]).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada alfabeticamente, afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 90 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Universidade de Aveiro, 30 de Março 2021
(Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira)
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Aveiro
Instituição de acolhimento: TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro
Data limite de candidatura: 29 April 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia Mecânica - Centre for Mechanical Technology and Automation (TEMA)
Endereço:
Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, Campo Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193
Portugal
Email: [email protected]
1. Job description
Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação - Ref.: -BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence
Referência: Projeto de I&CT (POCI-01-0145-FEDER-029679), designado por ?InFLOWence: Optimizing the influence of connected and autonomous vehicles on the environmental efficiency of road traffic flows?.
Área científica genérica: Engineering
Área científica específica: Mechanical engineering
Resumo do anúncio:
A principal contribuição do trabalho de investigação será o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão focado na operação de veículos conectados e autónomos através da otimização da sua operação em intersecções rodoviárias em meio urbano. Antevê-se que estes tipos de veículos tenham menos eventos de condução extremos, como acelerações e travagens bruscas, mas também um tempo de reação inferior a alterações de contexto de tráfego.
No final do trabalho devera ser possível avaliar as diversas potencialidades dos CAVs tendo em vista a otimização do desempenho energético-ambiental da rede e consequente impacto a nível de qualidade do ar num caso de estudo urbano. Pretende-se que o bolseiro incorpore a presença de CAVs em ferramentas de simulação microscópica através do ajuste de parâmetros de modelos de ?car-following? e aplicação de outros sistemas inteligentes de transporte. Os resultados do modelo de tráfego microscópico serão incorporados em modelos de emissões de poluentes e consumos. O aluno deverá posteriormente exportar os resultados de microssimulação dos diversos cenários para um sistema de informação geográfica. O impacto na qualidade do ar será ainda avaliado através da aplicação do modelo CFD VADIS, considerando um dia típico em termos meteorológicos.
Texto do anúncio
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Referência ?BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence?.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto de I&CT (POCI-01-0145-FEDER-029679), designado por ?InFLOWence: Optimizing the influence of connected and autonomous vehicles on the environmental efficiency of road traffic flows? para o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação, Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização ? COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT ? Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas seguintes condições:
Área Científica: Engenharia Mecânica;
Requisitos de admissão: Frequência de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica.
São ainda requisitos preferenciais:
a) Demonstrar conhecimento na criação e gestão de base de dados e programação;
b) Fluência em língua inglesa. Possuir experiência internacional académica designadamente através de participação em programas de intercambio ou estágio;
c) Possuir formação ou experiência curricular nas áreas Redes Inteligentes, Energia e Sustentabilidade.
Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.
São elegíveis os candidatos que cumpram o disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto, e ainda os n.os 1 do artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Plano de trabalhos: A principal contribuição do trabalho de investigação será o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão focado na operação de veículos conectados e autónomos através da otimização da sua operação em intersecções rodoviárias em meio urbano. Antevê-se que estes tipos de veículos tenham menos eventos de condução extremos, como acelerações e travagens bruscas, mas também um tempo de reação inferior a alterações de contexto de tráfego.
No final do trabalho devera ser possível avaliar as diversas potencialidades dos CAVs tendo em vista a otimização do desempenho energético-ambiental da rede e consequente impacto a nível de qualidade do ar num caso de estudo urbano. Pretende-se que o bolseiro incorpore a presença de CAVs em ferramentas de simulação microscópica através do ajuste de parâmetros de modelos de ?car-following? e aplicação de outros sistemas inteligentes de transporte. Os resultados do modelo de tráfego microscópico serão incorporados em modelos de emissões de poluentes e consumos. O aluno deverá posteriormente exportar os resultados de microssimulação dos diversos cenários para um sistema de informação geográfica. O impacto na qualidade do ar será ainda avaliado através da aplicação do modelo CFD VADIS, considerando um dia típico em termos meteorológicos.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (https://dre.pt/application/file/a/127230968) (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.); Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto (Regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica do Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira em colaboração com investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 5 meses, com início previsto em maio de 2021.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a ? 835,98 conforme tabela de valores de subsídios mensais de manutenção, fixados no anexo I do Regulamento n.º 950/2019 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação Curricular, onde serão avaliados os conhecimentos abaixo mencionados, com a respetiva valoração de:
- Avaliação Curricular - média licenciatura (20%);
O júri poderá, se assim o entender, requerer uma entrevista com os candidatos e apresenta-se no direito de não escolher qualquer candidato, se considerar que os mesmos não cumprem a qualidade ao nível dos critérios exigidos.
Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção será constituído por Presidente: Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira, Equiparado a Investigador Auxiliar; Vogais: Doutora Sandra Isabel Moreira Rafael, Investigadora Doutorada (nível 1) e Doutora Eloísa Catarina Monteiro de Figueiredo Amaral e Macedo, Investigador Doutorada (nível 1), Vogais suplente: Prof. Ana Isabel Couto Neto da Silva Miranda Professora Catedrática e Prof. Doutora Margarida Coelho Professora Auxiliar com Agregação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 16 a 29 de 29 de abril de 2021 sendo apenas admitidas candidaturas dentro do prazo estabelecido.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
Deverá também indicar o endereço de correio eletrónico para o qual, por essa indicação, aceita ser notificado para todos os efeitos no âmbito deste procedimento.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para o endereço da Área de Bolsa da Secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro ([email protected]) até ao termo do prazo fixado, indicando no assunto a referência ?BI-10-DEM_TEMA_2021_InFLOWence. Adicionalmente, solicita-se aos candidatos que enviem os documentos digitalizados para o endereço eletrónico do Doutor Jorge Bandeira ([email protected]).
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada alfabeticamente, afixada na página web da Universidade, no prazo máximo de 90 dias úteis após data final de submissão de candidatura, e o candidato(a) aprovado(a) notificado através correio eletrónico, sendo fixado para efeito de audiência prévia de interessados o prazo de 10 dias úteis, previsto pelo Código do Procedimento Administrativo. No final do prazo fixado para audiência dos interessados e, no caso de ausência de qualquer resposta dos mesmos, a lista de seriação de candidatos converter-se-á em definitiva. Da decisão final, os candidatos podem interpor reclamação no prazo de 15 dias úteis, ou recurso para o órgão executivo máximo da entidade financiadora no prazo de 30 dias úteis após a notificação de decisão final, de acordo com o previsto no artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Universidade de Aveiro, 30 de Março 2021
(Doutor Jorge Filipe Marto Bandeira)
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Aveiro
Instituição de acolhimento: TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro
Data limite de candidatura: 29 April 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Universidade de Aveiro - Departamento de Engenharia Mecânica - Centre for Mechanical Technology and Automation (TEMA)
Endereço:
Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro, Campo Universitário de Santiago
Aveiro - 3810-193
Portugal
Email: [email protected]
Empregos recentes de TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro
-
29 May
Bolsa de Investigação
TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro,
Aveiro -
18 Apr
Bolsa de Investigação
TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro,
Aveiro -
09 Apr
Bolsa de Investigação
TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro,
Aveiro -
16 Jan
Bolsa de Investigação
TEMA, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Aveiro,
Aveiro