Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...
candidaturas
Bolsa de Investigação (estudante de doutoramento)
de Instituto Superior Tecnico Lisboa em Lisboa (Publicado em 11-03-2021)
1. Descrição do cargo/posição/bolsa
1. Job description
Bolsa de Investigação (estudante de doutoramento)
Referência: LISBOA-01-0247-FEDER-024534 – (BL33/2021)
Área científica genérica: Engineering
Área científica específica:
Resumo do anúncio:
(BL33/2021)
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
1 Bolsa de Investigação (estudante de doutoramento)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação (estudante de doutoramento), no âmbito do projeto mobilizador de I&DT, 1018P.05416.1.01 – ?INFANTE – Microssatélite para Vigilância Marítima, Observação da Terra e IoT no contexto de constelações?, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Programa Operacional Regional de Lisboa LISBOA-01-0247-FEDER-024534
Texto do anúncio
(BL33/2021)
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
1 Bolsa de Investigação (estudante de doutoramento)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação (estudante de doutoramento), no âmbito do projeto mobilizador de I&DT, 1018P.05416.1.01 – ?INFANTE – Microssatélite para Vigilância Marítima, Observação da Terra e IoT no contexto de constelações?, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e Programa Operacional Regional de Lisboa LISBOA-01-0247-FEDER-024534, nas seguintes condições:
Área Científica: Processamento de sinal
Requisitos de admissão: O candidato deve possuir o grau de mestre ou equivalente em Eng. Electrotécnica e de Computadores, Eng. Informática e de Computadores, Eng. Aeroespacial ou similares, e estar inscrito num programa de doutoramento. Deve possuir forte componente curricular em otimização, visão por computador e processamento de imagem. Proficiência em Matlab/Simulink, C/C++, Python. É dada preferência a candidatos com experiência prévia em desenvolvimento de algoritmos para estimação de pose/atitude baseada em imagens.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
Enquadramento e plano de trabalhos: O projeto INFANTE é uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, como primeiro componente de uma constelação para vigilância marítima, observação da Terra e comunicações entre satélites e estações de solo. O segmento Espacial do projeto inclui uma plataforma de microssatélite, modular e de baixo custo, equipada com um sistema de comunicações baseado em rádio definido por software; um sistema de propulsão para mudança e manutenção de órbita; mecanismos para abertura e orientação de painéis solares; e uma baía de carga com sensores para experiências científicas e validação tecnológica como SAR e câmara multiespectral.
Desenvolvimento de algoritmos para estimação de pose de satélites com base em imagens e modelos 3D, fazendo uso de correspondências de pontos e linhas. Registo/alinhamento de conjuntos de pontos capturados com sensores de distância/ângulo e subsequente estimação de trajectórias. Aplicação de abordagens clássicas com uma forte ênfase em otimização convexa e a sua combinação com as técnicas modernas de “deep learning”, no âmbito de ambos os problemas.
Orientador: Prof. João Pedro Gomes
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica em colaboração com a empresa Tekever, que lidera o consórcio INFANTE.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2021. O contrato de bolsa pode ser eventualmente renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de ?1074,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT em Portugal (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o modo de pagamento da opção do bolseiro por transferência bancária/cheque.
Métodos de seleção*: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1) análise curricular (35%); 2) formação e experiência nas áreas de processamento de imagem e deep learning (30%); 3) apreciação geral por parte do júri, eventualmente com recurso a entrevista individual (35%).
Composição do Júri de Seleção: Professores João Pedro Gomes, João Paulo Costeira, Alexandre Bernardino
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do resultado final da avaliação.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de março a 8 de abril de 2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
- Formulário B1 ? Candidatura a bolsa de Investigação (https://drh.tecnico.ulisboa.pt/bolseiros/formularios/)
- Curriculum Vitae
- Certificado de habilitações
- Comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau académico (doutoramento)
- Carta de motivação
A informação deve ser enviada por email para: [email protected]
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Informação não disponível
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Instituto Superior Tecnico
Data limite de candidatura: 08 April 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Instituto Superior Técnico – Direção de Recursos Humanos
Endereço:
Instituto Superior Técnico, Av. Rovisco Pais
Lisboa – 1049-001 Lisboa
Portugal
Email: [email protected]
Empregos recentes de Instituto Superior Tecnico
-
29 Jun
Investigação Pós-Doutoral (Postdoc)
Instituto Superior Técnico,
Lisboa -
19 Mar
Investigador Coordenador
Instituto Superior Técnico,
Lisboa -
19 Mar
Investigador Principal
Instituto Superior Técnico,
Lisboa -
01 Feb
Uma Bolsa de Investigação para estudante de curso não conferente de grau académico
Instituto Superior Tecnico,
Lisboa