Este anúncio de emprego tem mais de 90 dias ...
candidaturas
Atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado
de Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Lisboa em Lisboa (Publicado em 13-02-2021)
1. Job description
Cargo/posição/bolsa:
Atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado
Referência: HowMI-2-IPCA-EST-2AI-BL-4
Área científica genérica: Architecture
Área científica específica: Design
Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto ?HowMi (How am I?)? que consiste num módulo instrumentado de sistema de monitorização da saúde e bem-estar da população mais vulnerável no âmbito de COVID-19, suportado pelos orçamentos dos programas COMPETE ? Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional Norte 2020.
Texto do anúncio
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJETO DE IC&DT
Referência: HowMI-2-IPCA-EST-2AI-BL-4
Número de vagas: 1 vaga
Projeto: HowMI ? How am I? projeto 53284, POCI apoiada pelo Fundo FEDER, nos termos do aviso para apresentação de candidatura Co-Promoção n.º AAC 15/SI/2020 - I&D Empresas.
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do projeto ?HowMi (How am I?)? que consiste num módulo instrumentado de sistema de monitorização da saúde e bem-estar da população mais vulnerável no âmbito de COVID-19, suportado pelos orçamentos dos programas COMPETE ? Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional Norte 2020.
Área Científica: Design Industrial
Requisitos de admissão:
- O(a) candidato(a) deverá estar inscrito(a) num mestrado, num mestrado integrado ou doutoramento ou inscritos em cursos não conferentes de grau académico, nomeadamente cursos de formação avançada ou pós- -graduações, de acordo com o regime legal estabelecido nos números 3 a 6 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 março, na área do Design Industrial;
- O(a) candidato(a) deverá possuir o grau de Licenciado em Design Industrial ou áreas afins.
- Será dada prioridade a candidatos com experiência em desenvolvimento de produtos de saúde.
- Será ainda valorizado o domínio da língua inglesa (escrita e comunicação oral).
Plano de trabalhos a desenvolver em todo o período da bolsa:
A Humanidade está a combater a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 e COVID-19. Urge a resposta para o apoio à monitorização que permita uma rápida deteção e uma resposta atempada. Tendo em conta a perigosidade, a aposta deve ser baseada na monitorização à distância. Segundo a DGS os sintomas mais frequentes associados são: febre; tosse e dificuldade respiratória. Assim, a temperatura e a função respiratória tornam-se indicadores importantes. Relatos de profissionais apontam para o indicador de ?hipoxia silenciosa? aumentando a relevância para a oximetria. A elevada gravidade e mortalidade da na população idosa leva a uma maior necessidade de monitorização e de uma abordagem terapêutica mais rápida. Ao combate direto é necessário acrescer oferta que permita combater a solidão. O objetivo do HowMI (How am I?) é desenvolver novos componentes e funcionalidades a serem incorporadas num sistema integrado e completo de monitorização da saúde e bem-estar da população mais vulnerável (idosos ou pessoas com doença(s)), apostando no contínuo acompanhamento do estado de saúde e deteção de situações de emergência através de mecanismos inteligentes de apoio à decisão, prevenção e diagnóstico, e ainda com a promoção da socialização combatendo a solidão. Concretamente a solução resultado deste projeto responde às necessidades da seguinte forma: Wearable de medição contínua de temperatura e oximetria. Até ao momento, o projeto HowMi já desenvolveu um primeiro protótipo de um sistema para realizar a monitorização de dados vitais em ambientes de risco (por exemplo, lares de idosos). Assim, nesta fase do projeto, o bolseiro irá focar-se na otimização do encapsulamento do módulo sensorial a desenvolver, utilizando para tal os resultados obtidos nos primeiros testes em ambiente real.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação ? Decreto de Lei nº89/2013, que foi posteriormente alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto. Estatuto do bolseiro em vigor: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro. Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Regulamento n.º 821/2020 (Diário da República n.º 191/2020, Série II de 2020-09-30).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no 2Ai -Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, na Escola Superior de Tecnologia, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave ? Barcelos, sob a orientação científica do Professor Doutor Vítor Carvalho.
Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 12 meses, com início previsto em março de 2021, caso não seja denunciado, por escrito, com aviso prévio de 60 dias por nenhuma das partes.
Valor do subsídio de manutenção mensal: Ao bolseiro é atribuído um subsídio mensal de manutenção de 798 ? nos termos da tabela constante do Anexo III do Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Este valor será pago mensalmente através de transferência bancária.
Outros benefícios: Reembolso do Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º Escalão da base de incidência contributiva, e Seguro de Acidentes Pessoais.
Avaliação das candidaturas:
As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção abaixo enunciados. No caso de desistência do bolseiro selecionado, automaticamente será selecionado o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos e, assim sequencialmente, até esgotar os candidatos apresentados.
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular, com valoração de 50% e Entrevista de Seleção, com valor de 50%.
A Avaliação Curricular (AC) tem por base os seguintes critérios:
- Classificação obtida na licenciatura? 50%;
- Domínio da língua inglesa (oral e escrita) ? 20 %;
- Experiência em científica e/ou Profissional relacionada ? 30 %.
A Entrevista de Seleção (ES) terá a duração máxima de 30 minutos e tem por base os seguintes critérios:
- Motivação e interesse pelo lugar ? 20 %;
- Capacidade de expressão, argumentação e fluência verbal ? 20 %;
- Postura e experiência de trabalho em equipa ? 20 %;
- Compatibilidade com o perfil do plano de trabalhos ? 40 %.
Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Vítor Carvalho (Presidente), Professor Doutor João Vilaça (Vogal efetivo) e Professor Doutor António Moreira (Vogal efetivo). O Professor Doutor Pedro Morais e o Professor Doutor Demétrio Matos serão Vogais suplentes.
Participação dos interessados e decisão: O Projeto de resultados da avaliação é notificado aos candidatos(as), por correio eletrónico com recibo de entrega da notificação, para se pronunciarem para efeitos de realização da audiência dos interessados, nos termos do artigo 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo, para o email [email protected]. Na ausência de pronúncia dos candidatos, o projeto torna-se definitivo.
Decisão: Decorrido o prazo de audiência prévia, ou apreciadas as questões nesse âmbito suscitadas, o júri elabora a lista de ordenação final dos candidatos admitidos, submetendo a mesma, acompanhada das restantes peças do procedimento, a homologação da presidente do IPCA.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da Escola Superior de Tecnologia, sendo os candidatos notificados através de email, com recibo de entrega da notificação, nos termos do artigo 19.º, n.º 1, do Regulamento de Bolsas de Investigação do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2021.
As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para o endereço: [email protected], devidamente referenciadas no assunto da mensagem.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente através de uma apresentação, acompanhadas dos seguintes documentos: Curriculum Vitae; Comprovativo de Inscrição num mestrado, mestrado integrado, doutoramento ou em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição do ensino superior; Certificado(s) de habilitações e outros documentos considerados relevantes para apreciação (opcionalmente cartas de referência).
Reclamação: Da lista de ordenação final, devidamente homologada, cabe reclamação para a presidente do IPCA, a apresentar no prazo de 15 dias úteis a contar da notificação, para o email [email protected]., a qual não tem efeito suspensivo.
Modelos
Modelo do Relato´rio Final de Apreciac¸a~o do Programa de Bolsa a elaborar pelo Bolseiro
Identificac¸a~o do bolseiro:
Identificac¸a~o da bolsa, do projeto e entidade de acolhimento:
Orientador cienti´fico da bolsa:
1. Objeto e objetivos da bolsa
[De acordo com o tipo de bolsa, anu´ncio e plano de atividades]
2. Trabalhos desenvolvidos
[Apresentac¸a~o cronológica das atividades desenvolvidas, incluindo listagem das publicac¸o~es e trabalhos elaborados no a^mbito do contrato de bolsa com os respetivos enderec¸os URL, bem como co´pia do respetivo trabalho final, no caso de bolsa concedida para obtenc¸a~o de grau ou diploma acade´mico].
3. Resultados
[Descric¸a~o sucinta dos resultados alcançados e eventuais desvios]
4. Apresentação dos resultados alcançados
5. Autoavaliação e avaliac¸a~o do programa de bolsa
[Ana´lise cri´tica do trabalho desenvolvido, conhecimentos adquiridos e avaliac¸a~o geral ? positiva ou negativa ? do desempenho e do programa de bolsa]
Nota: Anexos a apresentar em formato eletrónico: Publicações e Trabalhos elaborados no âmbito do Contrato de Bolsa e cópia do Trabalho Final apresentado, no caso de Bolsa concedida para a obtenção de grau ou diploma académico. Em caso de bolsa de participac¸a~o em reunio~es cienti´ficas anexar comprovativo de presença na reunia~o.
Barcelos, ___ de ______________ de 20__
O Bolseiro de Investigac¸a~o, ____________________________________ (nome completo)
Orientador cienti´fico da bolsa:
Identificac¸a~o da bolsa, do projeto e entidade de acolhimento:
Bolseiro:
1. Ana´lise cri´tica das atividades e do trabalho desenvolvidos pelo bolseiro
[Breve descric¸a~o das atividades desenvolvidas pelo bolseiro, de acordo com o anu´ncio e o plano de atividades e apreciac¸a~o cri´tica dos objetivos e resultados atingidos pelo bolseiro.]
2. Avaliac¸a~o final do trabalho desenvolvido pelo bolseiro
[Apreciac¸a~o global fundamentada do trabalho desenvolvido pelo bolseiro, com balanço final positivo ou negativo, abordando o seu desempenho, esforço e dedicac¸a~o]
Barcelos, ___ de __________ de 20__
O Orientador Cienti´fico da Bolsa, ___________________________________ (nome completo)
Contrato de Bolsa de Investigação
ENTRE:
PRIMEIRO: INSTITUTO POLITE´CNICO DO CÁVADO E DO AVE, pessoa coletiva nu´mero 503 494 933, com sede na avenida Professor Doutor João Carvalho, Campus do IPCA, 4750-810 Barcelos, representado neste ato pelo sua Presidente, ___, adiante designado por Primeiro Outorgante
e
SEGUNDO: ___, de nacionalidade __, nascido a __-__-____, portador do___ (Carta~o de Cidada~o/Bilhete de Identidade/Passaporte/Outro) n.o ______, va´lido ate´ __-__-____, contribuinte fiscal n.º ______, residente na ____, adiante designado por Segundo Outorgante,
E´ celebrado de boa-fe´ e reciprocamente aceite o presente contrato de bolsa de investigac¸a~o ao abrigo do Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, na sua redac¸a~o atual, e do Regulamento de Bolsas de Investigação do IPCA, que se rege pelas cla´usulas seguintes:
CLA´USULA 1.ª ? O Primeiro Outorgante compromete-se a conceder ao Segundo Outorgante uma bolsa de ____ (indicar e caracterizar o tipo de bolsa e sua refere^ncia) no a^mbito do projeto ?____? (indicar a refere^ncia e o ti´tulo do projeto em que se insere, se for o caso) financiada por ______________, pelo peri´odo de ______ (indicar meses ou dias, consoante o caso), _____ (eventualmente renova´vel OU na~o renova´vel), com ini´cio em __-__-____.
CLA´USULA 2.ª ? 1. O Segundo Outorgante obriga-se a desenvolver os trabalhos constantes do plano de atividades anexo ao presente contrato de bolsa, cujo conteu´do declara ter tomado conhecimento integral e aceitar sem reservas a partir da data de ini´cio do presente contrato.
2. O desempenho de func¸o~es pelo Segundo Outorgante a ti´tulo de bolseiro e´ efetuado em regime de dedicac¸a~o exclusiva nos termos previstos no artigo 5.o do Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o.
3. O Segundo Outorgante realiza os trabalhos no _____, sito em __, que funciona como entidade de acolhimento, tendo como Orientador Cienti´fico ____ (nome e instituic¸a~o).
CLA´USULA 3.ª - Ao Segundo Outorgante sa~o reconhecidos os direitos previstos na lei, de acordo com a sua situac¸a~o, nomeadamente nos artigos 9.º a 11.º do Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o, no(s) regulamento(s) aplica´vel(eis) e no presente contrato.
CLA´USULA 4.ª - O Segundo Outorgante obriga-se a cumprir os deveres, aplica´veis a` sua situac¸a~o, previstos na lei, nomeadamente no artigo 12.º do Estatuto do Bolseiro e Investigac¸a~o, no(s) regulamento(s) aplica´vel(eis) e no presente contrato.
CLA´USULA 5.ª? 1. O montante do subsi´dio mensal de manutenc¸a~o e´ de ?___,__, (__), a liquidar mensalmente, atrave´s de cheque ou transfere^ncia banca´ria.
2. O Segundo Outorgante beneficia tambe´m de um seguro de acidentes pessoais durante o peri´odo de concessa~o da bolsa, de cujas condic¸o~es declara ter tomado conhecimento e aceitar sem reservas.
2. Acrescem ainda as seguintes componentes de bolsa_____ (indicar se aplica´vel).
CLA´USULA 6.ª ? 1. O presente contrato na~o gera qualquer relac¸a~o de natureza juri´dico-laboral nem de prestac¸a~o de servic¸os, na~o adquirindo o bolseiro a qualidade de trabalhador em func¸o~es pu´blicas. 2. Na~o sa~o devidos subsi´dios de alimentac¸a~o, natal, fe´rias ou quaisquer outros na~o previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o, no(s) regulamento(s) aplica´vel(eis) e no presente contrato.
CLA´USULA 7.ª ? 1. Ao presente contrato aplica-se o Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o e o Regulamento Bolsas de Investigação do IPCA, do qual o bolseiro declara ter tomado conhecimento. 2. Os casos omissos sera~o decididos pelo Presidente do IPCA, ouvido o Orientador Cienti´fico.
CLA´USULA 8.ª ? Sa~o causas de cessac¸a~o do contrato as previstas no Estatuto do Bolseiro de Investigac¸a~o e no Regulamento Bolsas de Investigação do IPCA
As partes declaram estar de acordo com o clausulado neste contrato, que e´ feito em duplicado, ambas as vias valendo como originais, ficando um exemplar na posse de cada um dos Outorgantes.
Barcelos, __ de __________ de _____.
O Primeiro Outorgante,
O Segundo Outorgante,
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Barcelos
Instituição de acolhimento: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Data limite de candidatura: 26 February 2021
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
2. Dados de contactos da organização
2. Organization contact data
Instituição de contacto: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Endereço:
Campus do IPCA-Lugar do Aldão
Vila Frescainha S. Martinho, BCL - 4750-810
Portugal
Email: [email protected]
Empregos recentes de Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
-
29 Jun
Docente do ensino superior politécnico
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
Braga -
05 Jun
City : Barcelos
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
Lisboa -
03 Jun
Localidade : Barcelos
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
Lisboa -
02 Jun
Docente do ensino superior politécnico
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
Braga -
17 May
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI) NO ÂMBITO DE PROJETO DE IC&DT
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,
Lisboa